Remédios para Dormir: Conheça as Melhores Vitaminas e Suplementos

Conheça as melhores opções farmacêuticas e naturais para dormir melhor, combater a insônia e melhorar a qualidade de vida.

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Dormir bem é uma das chaves para a saúde verdadeira e zelar por esse momento é importantíssimo, uma vez que é durante o sono que acontecem os processos regenerativos do corpo e, principalmente, do cérebro.

Pessoas com problemas para dormir normalmente apresentam uma série de sintomas, passam a engordar demais, emagrecer demais.

Sofrem de estresse excessivo e outros problemas que, juntos, reduzem drasticamente a qualidade de vida do indivíduo.

Nesse artigo você conhecerá as melhores opções de remédios, suplementos e vitaminas para dormir, tanto sintéticos quanto naturais.

A FarmaLivre te ajudará na escolha dos compostos ideias para que você tenha melhores noites de sono.

Remédios e Suplementos para Acabar com a Insônia e Dormir Melhor

Insônia é uma característica que normalmente se resume a dificuldade em pegar no sono.

Vale a pena ressaltar que a capacidade de pegar no sono não necessariamente está ligada a uma boa noite de sono restaurador.

Além de resolver os problemas de insônia, você deve se ater a opções que melhorem a qualidade de sono, que garantam maiores fases REM e que realmente melhorem a restauração do corpo e da mente durante o sono.

Abaixo enumeramos os melhores compostos, naturais e farmacêuticos, capazes de trazer melhora tanto da insônia quanto da qualidade de sono.

Melatonina

Melatonina não é chamada de "hormônio do sono" a toa. Produzida em nossa glândula pineal, ela é responsável por manter uma boa qualidade de sono, sem interrupções norturnas

Prós Contras
    • Ajuda a pegar no sono;
    • Excelente custo benefício.
    • Algumas pessoas podem apresentar pesadelos.

Devendo ser tomada logo antes de dormir, seus efeitos são rápidos, podendo ser notados já no primeiro dia de uso.

Certamente é a melhor opção para quem tem dificuldade em pegar no sono, mas não necessariamente garante uma boa qualidade de sono.

  • Dosagem usual: de 300mcg a 5mg;
  • Modo de uso: ingerir uma cápsula logo antes de se deitar.

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Vitamina B6

A Vitamina B6 é uma importante vitamina para dormir melhor uma vez que participa do processo de produção de seronina.

Suas características antidepressivas também melhoram a qualidade do sono, uma vez que auxiliam o corpo a produzir o neurotransmissor citado.

Prós Contras
    • Totalmente natural;
    • Ausência de efeitos colaterais.
    • Resultados levam alguns dias para aparecer.
  • Dosagem usual: de 50mg a 150mg;
  • Modo de uso: ingerir uma cápsula em jejum pela manhã.

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Magnésio Dimalato

O Magnésio Dimalato é o mineral que mais auxilia no relaxamento e na qualidade do sono.

Através de suas ações metabólicas, normalização da pressão arterial e mediação do cortisol, torna-se um excelente suplemento natural para dormir.

Prós Contras
    • Auxilia em diversas funções metabólicas;
    • Promove relaxamento muscular;
    • Ausência de efeitos colaterais.
    • Em dosagens excessivas pode ter ação laxante.
  • Dosagem usual: de 300mg a 600mg;
  • Modo de uso: ingerir 1h antes de dormir.

Já na primeira semana de uso, clientes costumam relatar maior relaxamento, redução de dores e um sono muito mais reparador.

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5-HTP

O aminoácido 5-HTP tem funções excelentes para quem deseja dormir melhor.

Por fazer parte da cadeia da serotonina, sua ingestão favorece a produção natural de serotonina. Esta, por sua vez, em ambientes escuros, torna-se melatonina, melhorando a qualidade do sono.

Prós Contras
    • Auxilia no sono;
    • Auxilia no humor;
    • Favorece a produção natural de melatonina.
    • Pode causar sonolência se ingerido durante o dia.
  • Dosagem usual: de 50mg a 150mg;
  • Modo de uso: ingerir logo antes de dormir.

Além disso, suas propriedades antidepressivas também são capazes de trazer melhora de humor e da ansiedade.

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Gaba

Gaba é tanto um neurotransmissor quanto um aminoácido, normalmente denominado L-GABA.

Ele atua como anti-excitatório cerebral, ou seja, ajuda a reduzir o "ritmo" e facilita, por exemplo, o relaxamento para pegar no sono.

Prós Contras
    • Auxilia no sono;
    • Auxilia no relaxamento;
    • Reduz a ansiedade.
    • Pode gerar sonolência se ingerido durante o dia.
  • Dosagem usual: de 300mg a 1000mg;
  • Modo de uso: ingerir logo antes de dormir.

Além disso, o GABA está relacionado a maiores fases REM do sono, aumentando, inclusive, a produção de GH.

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Ashwagandha

Ashwagandha é o extrato padronizado da planta Withania somnifera, famosa por suas propriedades adaptógenas.

Em resumo, ela é capaz de reduzir o cortisol para pessoas que têm cortisol alto e é também capaz de aumentar o cortisol em pessoas que possuem deficiência nesse hormônio.

Prós Contras
    • Reduz o stress;
    • Reduz a ansiedade;
    • Melhora a qualidade do sono.
    • Se ingerida em dose excessiva, pode gerar sonolência pela manhã.
  • Dosagem usual: de 300mg a 600mg;
  • Modo de uso: ingerir logo antes de dormir.

É um dos agentes capazes de regular o ciclo circadiano, ou seja, de fazer com que sintamos sono a noite e tenhamos disposição pela manhã.

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Passiflora

A Passiflora é uma planta com propriedades calmantes que muitas vezes pode ser utilizada para aliviar estresse, inquietação e problemas do tipo.

Prós Contras
    • Reduz o stress;
    • Reduz a ansiedade;
    • Facilita a indução do sono.
    • Algumas pessoas relatam desconforto intestinal com esse composto.
  • Dosagem usual: de 300mg a 600mg;
  • Modo de uso: ingerir logo antes de dormir.

É capaz de ajudar a pegar no sono, embora não necessariamente melhore a qualidade do mesmo como os outros compostos acima citados.

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A Melhor Combinação de Vitaminas e Suplementos

Em uma extensa pesquisa em artigos científicos e com o auxílio de profissionais da área, levantamos algumas fórmulas normalmente prescritas para quem deseja melhorar a qualidade do sono.

A fórmula a seguir visa, além de ajudar na qualidade do sono, facilitar a indução do mesmo.

  • 400mg de Magnésio Dimalato;
  • 100mg de 5-HTP;
  • 100mg de Vitamina B6;
  • 1mg de Melatonina.

Deve ser ingerida cerca de 30 minutos antes de se deitar. Os efeitos desse remédio totalmente natural pode ser sentido em desde o primeiro dia de uso.

Há uma completa sinergia entre os componentes, que têm efeito potencializado quando usados em conjunto.

Considerações Finais

Com os remédios, suplementos e vitaminas citadas você conseguirá melhorar toda a biologia do sono, sua qualidade e passará a ter uma maior qualidade de vida.

Vale ressaltar que adotar hábitos de higiene do sono é uma forma de potencializar os efeitos dessa suplementação, mas isso ficará para um próximo post aqui no blog.

Desejamos-lhe saúde plena!
Com muito carinho,
Equipe FarmaLivre