Remédios para Stress: Conheça as Melhores Vitaminas e Suplementos

Combate os stress do dia a dia de forma natural e saudável com os melhores compostos naturais e vitaminas encontrados no mercado.

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Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse, sendo o Brasil o segundo maior no ranking de pessoas afetadas por esses problemas. 

Mas afinal, o que causa o stress e quais seus sintomas? O estresse na realidade é parte comum de nossa vida, ele consiste em uma resposta a tipos de demandas e/ou ameaças, ou seja, uma maneira do corpo de protegê-lo e de ajudá-lo a enfrentar os desafios.

Entretanto, quando não controlado, pode interferir em nossa produtividade, bem estar e qualidade de vida. Se você se sente frequentemente exausto e oprimido, significa que está na hora de equilibrar seu sistema nervoso.

Existem diversas reações comuns a situações de stress. A ativação da resposta contínua ao estresse pode levar a sintomas físicos, emocionais, mentais e comportamentais. 

Os sintomas mais comuns são a dor no peito e sensação de coração disparado. Além disso, pode apresentar: dificuldades para dormir, dores no corpo, pressão alta, tonturas e tremores, problemas sexuais, baixa imunidade, irritabilidade, tristeza e até mesmo ataques de pânico.

Portanto, é essencial buscar estratégias para aliviar os sintomas de stress. Algumas práticas relaxantes como meditar, controlar a respiração, passear, utilizar a criatividade e praticar exercícios físicos, podem ser de grande ajuda.

Infelizmente, para algumas pessoas, apenas essas práticas podem não ser o suficiente. Por isso, optam pelo uso de suplementos e vitaminas para stress. 

Estas substâncias naturais podem atuar sobre a regulação de processos naturais, desempenhando ação calmante, relaxante e ansiolítica, de forma que não agride o organismo. 

Suplementos e vitaminas para combater o stress

Como vimos, diversos fatores do nosso dia a dia estão associados ao estresse, os mais comuns são: a pressão no ambiente de trabalho, problemas financeiros, de saúde e de relacionamento.

Quando esta condição se torna crônica e aguda, levando a sintomas como dor de cabeça e de estômago, nervosismo, irritabilidade, insônia, entre outros, é necessário buscar formas de acalmar os “nervos”.

Os suplementos e manipulações podem ser fatores chaves para o controle do stress. Eles atuam em diferentes processos, estimulando a ação de neurotransmissores específicos, responsáveis pela sensação de calma e tranquilidade.

Ademais, podem combater substâncias químicas que ocasionam o estresse, como o cortisol. Quer saber mais sobre esses produtos? Abaixo, listamos as melhores opções de calmantes naturais que te ajudarão a enfrentar o estresse crônico.

Rhodiola Rosea

O extrato natural desta erva é extremamente importante para combater o estresse. Isso ocorre devido sua ação adaptógena que pode estimular a resposta do corpo ao stress, aumentando sua resistência.

Suas propriedades adaptogênicas são ligadas a duas substâncias encontradas em sua composição: a rosavin e salidroside. 

Estudos indicam seus benefícios sobre o combate ao humor depressivo, aumento do rendimento mental, redução da fadiga, além da diminuição do estresse físico e mental.

Prós Contras
    • Reduz a fadiga;
    • Combate o humor depressivo;
    • Melhora o rendimento mental;
    • Diminui o estresse físico e mental;
    • Maximiza a sensação de bem estar;
    • Estimula a resposta do corpo ao estresse.
    • Em raros os casos pode levar à cefaleia e agitação.

Podemos associar isso ao aumento dos neurotransmissores essenciais, como a serotonina, dopamina e endorfina, proporcionando uma resposta adequada das altas demandas ao sistema nervoso central, maximizando o bem estar.

  • Dosagem usual: de 100 a 500mg;
  • Modo de usar: recomenda-se tomar uma cápsula ao dia.

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Reduza a fadiga melhorando a sensação de bem estar com a Rhodiola Rosea da FarmaLivre.

Melatonina

A melatonina é conhecida como hormônio do sono. Este poderoso neurotransmissor é utilizado para induzir um sono de qualidade através da regulação do ritmo circadiano do corpo.

Ou seja, ao anoitecer/escurecer, ele sinaliza para o organismo que está chegando a hora de dormir, aumentando a sensação de calma e sonolência e a reduzindo pela manhã, promovendo a vigília.

Isso beneficia a redução de estresse, visto que a insônia, distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em dormir e/ou permanecer dormindo, está extremamente relacionada ao surgimento do acúmulo de stress do dia a dia.

Prós Contras
    • Regula o ciclo sono-vigília;
    • Promove um sono de qualidade;
    • Reduz o estresse e previne seu agravamento.
    • Em alguns casos raros foi relatado efeitos como dor de barriga e diarreia.

Ao modular um sono de qualidade, você limita a sensação de estresse e previne seu agravamento.

  • Dosagem usual: de 300mcg a 5mg;
  • Modo de uso: recomenda-se tomar uma cápsula entre 30-15 minutos de se deitar.

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Melhore a qualidade do seu sono reduzindo o stress com a Melatonina da FarmaLivre.

Ashwagandha

Pesquisas indicam que o extrato a ashwagandha, uma erva adaptogênica, pode aumentar a resiliência do corpo ao estresse físico e mental, aliviando seus sintomas e, por sua vez, aumentando o estado de bem-estar.

A ação deste produto é capaz de regular o sistema endócrino, sistema nervoso e função imune. 

Sua atuação é sobre o eixo HPA (hipotálamo-hipófise-adrenal), um conjunto de interações que envolvem o hipotálamo, responsável pela resposta aos estímulos externos e internos, assim, reduzindo hormônios associados ao estresse, como o cortisol.

Prós Contras
    • Reduz os níveis de cortisol;
    • Maximiza a função cognitiva;
    • Prevene a neurodegeneração;
    • Combate os sintomas da ansiedade;
    • Promove maior sensação de bem estar;
    • Melhora a resposta do corpo ao estresse.
    • A superdosagem pode estar associada a pele e olhos amarelados e coceira corporal.

Ademais, está associado a melhora do desempenho cognitivo, auxiliando na memória e aprendizagem, combate os sintomas da ansiedade e reduz a neurodegeneração.

  • Dosagem usual: de 500 a 750mg;
  • Modo de uso: recomenda-se tomar uma cápsula em jejum, ou 15 minutos antes de dormir.

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Maximize a função cognitiva promovendo maior sensação de bem estar com a Ashwagandha da FarmaLivre.

L-Teanina

A l-teanina é um aminoácido muito popular por suas propriedades relaxantes, capazes de reduzir o estresse sem causar sedação. 

Uma de suas ações é sobre a redução dos níveis de cortisol, muitas vezes referido como "hormônio do estresse", assim mostrando uma melhora na resposta do organismo ao estresse, promovendo maior calma, entretanto, sem reduzir o estado de alerta.

Agindo como ansiolítico demonstra melhora na qualidade de sono e combate de forma significativa o estresse mental e físico, levando a uma redução da frequência cardíaca e pressão arterial.

Outrossim, seu uso está associado a melhorias cognitivas, no humor e combate à ansiedade. 

Prós Contras
    • Reduz os níveis de cortisol;
    • Melhora a qualidade do sono;
    • Melhora a resposta ao estresse;
    • Combate o estresse físico e mental;
    • Maximiza as capacidades cognitivas;
    • Controla o humor e combate a ansiedade.
    • Alguns clientes relataram sentir um pouco de tonturas e cafaléia.
  • Dosagem usual: de 100 a 500mg;
  • Modo de uso: recomenda-se tomar uma cápsula, entre 2 a 3 vezes ao dia.

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Combata o stress físico e mental controlando o humor com a L-teanina da FarmaLivre.

Erva-cidreira

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma erva comumente utilizada como sedativo suave. Seu agente calmante é muito utilizado por seus efeitos ansiolíticos, responsáveis por reduzir o estresse e aliviar os sintomas da ansiedade.

O suplemento de melissa contém em sua composição o ácido rosmarínico, que aumenta a atividade do ácido gama-aminobutírico, conhecido como GABA, um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central.

De acordo com pesquisas, o GABA possui a habilidade de inibir a secreção de neurotransmissores excitatórios, contrabalanceando os efeitos um do outro, como com o glutamato, capacitando o organismo a se adaptar a diferentes situações.

Prós Contras
    • Aumenta a atividade do GABA;
    • Combate o estresse e a ansiedade;
    • Promove maior sensação de relaxamento;
    • Capacita o organismo a se adaptar a diversas situações.
    • Alguns casos pode levar a queda da pressão e sonolência.

Assim, possui a capacidade de promover maior sensação de relaxamento, bem estar e tranquilidade, acabando com sintomas como nervosismo, irritabilidade e agitação.

  • Dosagem usual: de 250 a 500mg;
  • Modo de uso: recomenda-se tomar uma cápsula 2 vezes ao dia, uma na parte da tarde e outra na parte da noite.

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Valeriana

A valeriana é uma erva conhecida por seus efeitos calmantes comumente utilizados para aliviar os sintomas da ansiedade, insônia, depressão e menopausa. Seu segredo é sua poderosa ação sobre o neurotransmissor GABA.

Como mencionado acima, esse neurotransmissor possui a habilidade de inibir outras substâncias químicas neurotransmissoras que possuem ação excitatória, causando um efeito sedativo.

Esse estado relaxante proporcionado pelo suplemento de valeriana favorece o alívio da cefaléia causada pela tensão muscular. 

Prós Contras
    • Reduz o estresse e a ansiedade;
    • Reduz a frequência cardíaca e respiratória;
    • Melhora a dor de cabeça causada pela tensão muscular;
    • Combate a insônia, depressão e sintomas da menopausa.
    • Há alguns relatos de sintomas adversos, como tontura e indisposição gastrintestinal.

Ademais, melhora o equilíbrio do sistema nervoso autônomo, levando a uma redução da frequência cardíaca e respiratória, geralmente afetados pelo estresse.

  • Dosagem usual: de 100 a 500mg;
  • Modo de uso: recomenda-se a ingestão de uma a três cápsulas ao dia.

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Kawa Kawa

O extrato da kawa kawa  é rico em ativos que promovem a sedação e o relaxamento. Estudos indicam que seu uso pode estar associado a melhoras no estado de estresse, ansiedade e em casos regulares de insônia.

As kavalactonas possuem a capacidade de modular o sistema límbico, responsável por nossas emoções, motivações e instintos, assim como pelo instinto de lutar ou fugir, defesas que, como mencionadas anteriormente, são benéficas em tempos de ameaça.

Entretanto, a ativação constante dessas reações podem causar estresse e sobrecarga, levando a sintomas comuns como a fadiga, agitação e contrações musculares. 

O suplemento de kawa kawa pode ligar-se aos receptores que controlam esse sistema em nosso cérebro.

Prós Contras
    • Modula o sistema límbico;
    • Promove relaxamento e sedação;
    • Reduz as dores musculares e de cabeça;
    • Combate a agitação e o cansaço excessivo.
    • Em raros os casos podem levar a mal estar gastrointestinal e alergia cutânea.

Sendo assim, seus benefícios proporcionam melhora nos músculos, relaxando-os, e assim, melhorando as dores musculares, cefaléia, agitação e cansaço excessivo, que podem causar sintomas de estresse.

  • Dosagem usual: de 100 a 500mg;
  • Modo de uso: recomenda-se uma cápsula quatro vezes ao dia, de 6/6 horas.

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Aproveite os efeitos relaxantes do Kawa Kawa da FarmaLivre para combater a agitação e o cansaço.

GABA

O ácido-gama-aminobutírico é um aminoácido que atua como neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central. Sua ação é responsável por desacelerar a atividade cerebral, promovendo maior relaxamento e sensação de calma.

Podemos relacioná-lo a um bloqueio entre os impulsão sinalizados pelas células nervosas encontradas nos cérebro que, como mencionado, diminui a atividade do SNC. 

Estudos indicam a habilidade do GABA, de inibir a secreção de neurotransmissores excitatórios, como o glutamato, o que, consequentemente, dá ao organismo a capacidade de se adaptar a diferentes situações.

Ao ligar-se ao seu receptor, ele libera um efeito calmante/relaxante, responsável por reduzir a ativação da resposta ao estresse, ansiedade e medo, facilitando também a indução do sono.

Prós Contras
    • Facilita a indução do sono;
    • Combate o estresse, ansiedade e medo;
    • Promove maior relaxamento e sensação de calma;
    • Capacita o organismo a se adaptar a diferentes situações.
    • Em excesso de uso pode causar vermelhidão nos olhos e formigamento da pele.
  • Dosagem usual: de 200 a 500mg;
  • Modo de uso: recomenda-se tomar uma cápsula de três a quatro vezes ao dia.

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Combata os sintomas de estresse, ansiedade e medo com o Gaba da FarmaLivre.

Considerações finais

O stress pode nos atingir por diversos motivos. Apesar de ser uma resposta natural a altas demandas e situações ameaçadoras, o estímulo em excesso da resposta ao estresse pode levar a diversos sintomas, como dores, insônia, agitação e irritabilidade.

Podemos concluir que o stress crônico e agudo está associado a uma redução significativa na qualidade de vida e bem estar, além de afetar a nossa saúde.

Por conta disso, pessoas em todo o mundo optam por produtos que combatem de forma natural o estresse, através da ativação de diversos processos importantes do sistema nervoso central e a redução de substâncias químicas responsáveis pelo estresse.

Sendo assim, se você sofre com esse problema e quer impedir que ele cause uma redução na sua produtividade, opte pelo uso de suplementos e vitaminas naturais para combater o estresse.

Com muito carinho,
Equipe FarmaLivre